Por Que Filosofar?

Código: 325822 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Filosofia não deseja a sabedoria ou o saber, ela não nos ensina verdades, nem comportamentos. Haverá quem diga que ela se esgota em se perguntar o que ela é e o que é, numa solidão que não perturba ninguém. No máximo, talvez oferecesse uma ideia útil ao desenvolvimento das riquezas ou o sonho de outro sistema social completamente diverso, ou até mesmo o ópio metafísico da consolação. Os filósofos seriam loucos papagaios palradores que a humanidade veicularia consigo no decurso de sua história, sem proveito, mas também sem grande perda. Eles bem que podem interpretar o mundo, mas permanecem a suas portas sem nunca chegar a transformá- -lo. Podemos, então, nos perguntar em 2014, como fazia Jean-François Lyotard em 1964: por que filosofar? Que motivo há para ainda filosofar, a voltar a nos engolfar no hiato do sentido e isso, toda vez e sempre, em uma ingenuidade revivida que se pode chamar de infantil? Quem se pergunta se pode valer a pena filosofar já começou a filosofar. Filosofaremos, então, pelo único motivo de que não podemos escapar à filosofia. Um texto inédito de Jean-François Lyotard, no qual ele responde com pedagogia e clareza a esta simples pergunta: “Por que filosofar?”. Obra indispensável para todos os leitores que se lançam ao estudo da filosofia, assim como para todo leitor interessado na obra de Jean-François Lyotard ou em questões filosóficas. De rara limpidez pedagógica, ao mesmo tempo de rara profundidade, esse curso de introdução à filosofia dado por Lyotard em 1964 é totalmente inédito.
Sobre o autor(a)

Lyotard, Jean-François

Jean-François Lyotard lecionou filosofia no ensino secundário (em Constantina, na Argélia, entre outros) e no superior (Sorbonne, Nanterre, CNRS, Vincennes) por mais de trinta anos. Recebeu o título de agrégé em filosofia em 1958 e o de docteur ès lettres em 1971. Dedicou-se durante longos anos a trabalhos teóricos e práticos no grupo “Socialismo ou Barbárie” e em Pouvoir ouvrier. Em 1979 deu aulas na Universidade de São Paulo. Foi membro do Collège International de Philosophie, professor emérito da Universidade de Paris, professor de francês na Universidade da Califórnia (Irvine). Mudou para a Emory University, Atlanta, em 1995, onde lecionou francês e filosofia. Faleceu em Paris em abril de 1998.
Seus estudos e textos centraram-se sobre as formas do discurso (Discours, figure, 1971), a análise do marxismo (L’économie libidinale, 1974), assim como as relações entre política, economia e psicanálise. Foi um arguto partícipe do debate sobre a pós-modernidade (A condição pós-moderna e O pós-moderno explicado para crianças, 1979).
ISBN 9788579340673
Autor(a) Lyotard, Jean-François
Editora Parábola Editorial
Idioma Português
Ano de edição 2014
Páginas 112
Acabamento Brochura
Dimensões 18,00 X 12,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade