Prosas Apátridas Completas

Código: 525664 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Nascido em 1929, o peruano Julio Ramón Ribeyro notabilizou-se como mestre do conto e do relato inclassificável, discorrendo com agudo senso de observação e ironia sobre a vida cotidiana, os personagens citadinos e suas próprias obsessões, entre elas o cigarro. Estas Prosas apátridas reúnem fragmentos que oscilam entre anotações em um diário, aforismos e o ensaio filosófico, passeando por temas como literatura, infância e velhice, amor e sexo, memória e esquecimento, com sensibilidade, elegância e amargura ímpares. Mais um ícone da literatura latino-americana a chegar às prateleiras brasileiras pela coleção Otra Língua, organizada por Joca Reiners Terron.


Julio Ramón Ribeyro nasceu em Lima em 1929. Considerado um dos mais influentes contistas latino-americanos, também desenvolveu singular e heterogênea produção literária que inclui estas Prosas apátridas e os imensos diários pessoais reunidos em La tentación del fracaso. Escreveu para o teatro e alguns romances, como Crónica de San Gabriel, Los geniecillos dominicales e Cambio de guardia. Seus contos completos foram reunidos no volume La palabra del mudo, no qual se inclui Só para fumantes (Cosac Naify), única coletânea traduzida anteriormente no Brasil. Em 1994, foi ganhador do Prêmio Juan Rulfo. Morreu nesse mesmo ano, em sua cidade natal.


Sobre os autores(as)

Pacheco, Gustavo

Gustavo Pacheco nasceu no Rio de Janeiro em 1972 e vive atualmente em Quito, no Equador. Traduziu para o português obras de Roberto Arlt, Julio Ramón Ribeyro e Patricio Pron. É codiretor da revista Granta em língua portuguesa. Seu primeiro livro de contos, Alguns humanos (2018), ganhou o prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional.

Ribeyro, Julio Ramón

Julio Ramón Ribeyro (1921-1994) nasceu em Lima, no Peru. Foi um escritor de contos, romances, ensaios e peças de teatro. Estudou Direito e Letras na Universidade Católica de Lima e mudou-se para Paris para trabalhar como jornalista e, posteriormente, como assessor cultural e embaixador da UNESCO. Sua obra foi traduzida para vários idiomas e ele recebeu o Prêmio Nacional de Literatura em 1983, o Prêmio Nacional de Cultura em 1993 e o Prêmio Juan Rulfo em 1994. Ele viveu a maior parte de sua vida na França e fez breves retornos ao Peru. Considerado um mestre do conto, suas obras são conhecidas por misturar crítica social e fantasia. Ribeyro foi autor de oito volumes de contos, incluindo Los gallinazos sin plumas (1955) – seu primeiro livro e considerado uma de suas melhores obras –, que agora chega ao Brasil, de maneira inédita, como Os urubus sem penas publicado pela Moinhos.
ISBN 9788532530196
Autores Ribeyro, Julio Ramón (Autor) ; Pacheco, Gustavo (Tradutor)
Editora Rocco
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2016
Páginas 160
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade