Repensando O Circulo De Bakhtin

Código: 279206 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
O Círculo de Bakhtin é conhecido pela sua importância para os estudos da linguagem. Considerado um grupo revolucionário e inspirador pelas ideias difundidas pelos intelectuais que o formavam, é também uma grande fonte de indagações para os pesquisadores da área. Muito tem sido publicado sobre o grupo no Brasil, mas só agora a abordagem crítica de Craig Brandist, um dos maiores especialistas do Círculo na atualidade, chega aos leitores.Fruto de pesquisas em diversos arquivos russos, este livro trata do contexto intelectual e histórico dos trabalhos do Círculo, com riqueza de informações e discussões sobre filosofia da linguagem e sociolinguística soviética. O resultado é um olhar sobre o trabalho do Círculo sob uma nova luz, que põe em questão algumas das “certezas” sobre a figura intelectual de Bakhtin.
Sobre os autores(as)

Campos, Maria Ines Batista

Maria Inês Batista Campos é mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela mesma universidade. Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Tem trabalhos publicados na área de Análise do Discurso e Análise Bakhtiniana. Pela Contexto é organizadora do livro "Repensando o Círculo de Bakhtin" e coautora dos livros "Bakhtin e o Círculo" e "Bakhtin: Dialogismo e Polifonia".

Brandist, Craig

Craig Brandist é especialista em teoria cultural e história de intelectuais russos e soviéticos, reconhecido internacionalmente por suas reflexões em torno do chamado Círculo de Bakhtin. Diretor do Bakhtin Centre e professor do Departamento de Russo e Estudos Eslavos da Universidade de Sheffield, no Reino Unido. Seu trabalho encontra-se numa extensa publicação de livros, capítulos e vários artigos em periódicos, resultado de mais de dez anos de estudo na Universidade de São Petersburgo, na Rússia, e também na Universidade de Jyväskylä, na Finlândia.
O autor prioriza várias questões como a relevância da sociologia da linguagem desenvolvida na União Soviética e suas fontes intelectuais, o estudo das intervenções nos conflitos linguísticos e projetos em instituições acadêmicas, a importância da Rússia pré-revolucionária e as ciências da linguagem europeia para os pensadores soviéticos; por fim, estuda a natureza dos engajamentos de linguistas soviéticos com ideias de outras tradições.

Gouvea, Helenice

Helenice Gouvea é tradutora do livro "Repensando o Círculo de Bakhtin", publicado pela Contexto.

Schettini, Rosemary H.

Rosemary H. Schettini é psicóloga, doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP no Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e mestre em Psicologia pela PUC-RJ. Diretora do Instituto de Idiomas University Language System (ULS Idiomas), coordena vários cursos de formação de professores de línguas estrangeiras. Suas ações baseiam-se na Teoria da atividade sócio-histórico-cultural e na Formação crítica de educadores. Pela Contexto é organizadora do livro "Repensando o Círculo de Bakhtin".
ISBN 9788572447287
Autores Brandist, Craig (Autor) ; Campos, Maria Inês Batista (Compilador) ; Schettini, Rosemary H. (Compilador) ; Gouvea, Helenice (Tradutor)
Editora Contexto
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2012
Páginas 190
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade