Retrato Do Artista Quando Coisa

Código: 501933 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

O regresso à condição de “coisa” pressupõe a libertação das amarras racionais da vida dita civilizada, permitindo assim a criação espontânea e autêntica do poeta. Publicado originalmente em 1998, Retrato do artista quando coisa traz, nessa edição, prefácio de Regina Zilberman e imagens do acervo pessoal de Manoel de Barros.

No ano de nascimento de Manoel de Barros — 1916 —, James Joyce lançou Retrato do artista quando jovem, romance que iniciou o projeto de desarticulação da linguagem que se transformaria em uma marca do escritor irlandês. Não é difícil reconhecer os vínculos de Retrato do artista quando coisa com esse contexto. Além da subversão à lógica da sintaxe e da morfologia das palavras, este livro demonstra, mais uma vez, a conexão de Manoel à natureza. Como pedra, bicho, musgo ou qualquer outro ínfimo ser, o poeta se veste e reveste da paisagem pantaneira, construindo versos de uma força e lirismo impressionantes.
Dividido em duas partes — “Retrato do artista quando coisa” e “Biografia do orvalho” —, este volume fala das insignificâncias, das coisas simples e pequenas, que são o projeto poético e ético de Manoel, presentes não apenas aqui, mas em toda a sua obra.

“Manoel de Barros é um de nossos poetas mais originais de todos os tempos.” — O Globo

“Agora em seu Retrato do artista quando coisa, não contente em descoisificar o mundo, Manoel se coisifica e de poeta passa a ser, ele mesmo, parte integrante da poesia. Como naquele jogo de descobrir o bicho oculto num desenho, podemos descobrir o Manoel no poema.” — Fausto Wolff

Sobre os autores(as)

Barros, Manoel De

MANOEL DE BARROS (1916-2014) nasceu em Cuiabá, mas foi criado numa fazenda próxima a Corumbá. Em 1937, publicou seu primeiro livro de poesia, Poemas concebidos sem pecado. A partir de então, conquistou vários prêmios importantes, nacionais e internacionais, e teve sua obra traduzida para diversos idiomas. 

Zilberman, Regina

Licenciou-se em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorou-se em Romanística na Universidade de Heidelberg, Alemanha, e fez pós-doutorado na University College, Inglaterra, e Brown University, EUA. É hoje uma das maiores especialistas em Literatura Infantojuvenil. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em História da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, história da literatura, literatura do Rio Grande do Sul, formação do leitor e literatura infantil. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Letras.
ISBN 9788556521392
Autores Barros, Manoel De (Autor) ; Ferraz, Regina (Design) ; Zilberman, Regina (Prefácio)
Editora Alfaguara Do Brasil
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2022
Páginas 120
Acabamento Brochura
Dimensões 23,40 X 15,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade