Saga Brasileira A Longa Luta De Um Povo Por Sua Moeda

Código: 500105 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.


Edição revista e atualizada do vencedor do Prêmio Jabuti. Saga brasileira: A longa luta de um povo por sua moeda, de Miriam Leitão, é um livro definitivo sobre a história econômica recente do país, desde a hiperinflação até os planos econômicos diversos.

 
A inflação acumulada nos quinze anos que antecederam o Plano Real foi de 13,3 trilhões por cento. O país teve cinco moedas entre 1986 e 1994, o que significou instabilidade de preços, indexações, congelamentos, confisco de poupança e insegurança geral. Nesse período, o brasileiro suportou agressões a seus direitos de cidadão, enfrentou filas, varou noites, perdeu renda, patrimônio e, em não poucos casos, a saúde física e emocional. Mas também reagiu e acreditou quantas vezes foram necessárias. 
Mas, passados vários anos, as novas gerações não têm noção do que foi o período da hiperinflação — e lembrar é preciso. Míriam Leitão presta esse enorme serviço ao país registrando para a posteridade a saga da luta e da vitória contra a inflação e reconstruindo os fatos com grande competência e leveza.
Misturando análise econômica com histórias individuais de brasileiros e brasileiras, Saga brasileira

 
mostra como a busca pela estabilidade monetária tornou-se elemento fundamental na construção de um caráter nacional. “Dentro dos gabinetes dos governos e das salas das famílias, uma grande história foi vivida. Milhões de pessoas participaram da construção coletiva que não teve figurantes. Foram, todos, peças centrais de uma grande saga”, escreve a autora.
Miriam lança mão de sua vasta experiência jornalística aliada a uma sensibilidade ímpar para contar esta história neste livro essencial. Nesta edição, revista e atualizada, a autora acrescenta um novo capítulo sobre a ameaça de retorno do fantasma do descontrole inflacionário e suas consequências para a economia do país.



Míriam Leitão tem uma coluna diária no jornal O Globo desde 1991, é comentarista de economia da TV Globo, rádio CBN e tem um programa na GloboNews. Mineira de Caratinga, começou no jornalismo em Vitória e trabalhou também na Gazeta Mercantil, Veja, Abril Vídeo, Jornal do Brasil e O Estado de S. Paulo. Ganhou vários prêmios, entre eles o prestigiado Maria Moors Cabot Prize, conferido pelo Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia. É casada com o cientista político Sérgio Abranches, e tem dois filhos, Vladimir e Matheus, um enteado, Rodrigo, e os netos Mariana, Daniel, Manuela e Isabel. Em 2010, publicou Convém sonhar, uma reunião das suas colunas mais marcantes. Em 2012, Saga brasileira recebeu o prêmio máximo do 54º Jabuti: Livro do Ano de Não Ficção.
Sobre o autor(a)

Leitao, Miriam

Míriam Leitão é de Caratinga (MG). É jornalista de TV, rádio, jornal e mídia digital. Em cinquenta anos de profissão, recebeu diversos prêmios, entre eles o Maria Moors Cabot, da Universidade Columbia de Nova York. Como escritora, ganhou o Jabuti de Livro do Ano de Não Ficção em 2012 por Saga brasileira. Também pela Intrínseca publicou História do futuro: o horizonte do Brasil no século XXI (2015), A verdade é teimosa (2017), a coletânea de crônicas Refúgio no sábado (2018), com a qual foi finalista do Jabuti, A democracia na armadilha (2021) e Amazônia na encruzilhada (2023).
ISBN 9788501115577
Autor(a) Leitão, Míriam (Autor)
Editora Record
Idioma Português
Edição 12
Ano de edição 2019
Páginas 476
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade