Salvações No Nordeste Política E Participação Popular

Código: 458992 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
O cenário dos movimentos sociais salvacionistas investigados pela autora assemelha-se a muitos outros: uma aguda crise econômica instalada no Nordeste, associada às transformações políticas dos primórdios do regime republicano. Nesse contexto, a população pobre e urbana foi uma das que mais sofreu. Os embates por ela travados, suas aspirações, dificuldades e resistência às condições adversas da existência encontraram sua voz mais clara na literatura de cordel, cujo conteúdo serviu de base para Flávia Borges Pereira contar a história desse momento do Brasil.
Sobre os autores(as)

Queiroz, Renato Da Silva

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo(1974), mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo(1980) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo(1986). Atualmente é Membro de corpo editorial da África (USP), Membro de corpo editorial da Cadernos PROLAM/USP e Membro de corpo editorial da Psicologia e Sociedade (Impresso). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Rural. Atuando principalmente nos seguintes temas:Campesinato, Imaginario, Messianismo, Milenarismo, Mito e Relacoes Raciais.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Pereira, Flávia Borges

Flávia Borges Pereira é licenciada e mestre em História pela USP. Atualmente é Professora de Arquivologia em cursos especiais do IEB-USP e dedica-se ao desenvolvimento de projetos de pesquisa de história de complexos empresariais de todo o Brasil.

Petrone, Maria Thereza Schorer

Nascida em 1929, graduou-se em História na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL-USP), em 1953, doutorando-se, também em História, pela mesma instituição onze anos mais tarde. Defendeu uma tese que seu orientador, Sérgio Buarque de Holanda, qualificou como “verdadeiramente pioneira”. O tema, explícito no subtítulo do trabalho, era a expansão e declínio da lavoura canavieira em São Paulo (1765-1851). Publicada em 1968, sua tese, até hoje, é uma das principais referências a todos que se dedicam ao estudo de um período e de uma atividade econômica que, até então, eram pouco estudados pelos pesquisadores da história paulista, o da lavoura canavieira durante a transição entre as economias mineradora e cafeeira.
ISBN 9788574805733
Autores Pereira, Flávia Borges (Autor) ; Queiroz, Renato Da Silva (Nota) ; Petrone, Maria Thereza Schorer (Prefácio)
Editora Ateliê Editorial
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2011
Páginas 168
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade