Sobre A Utilidade E A Desvantagem Da História Para A Vida

Código: 560629 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
O consagrado filósofo Friedrich Nietzsche discute a
doença do século: o sentido histórico

Obra fundamental para compreender a filosofia da
história e a filosofia da cultura em Nietzsche, Sobre a utilidade e a desvantagem da história para a vida, publicada em 1874, é a segunda das quatro considerações extemporâneas do autor, série de livros caracterizada pelo desejo de “intervir extemporaneamente — isto é, contra a época, sobre a época e a favor de uma época futura”.
Nesta consideração, são discutidos os princípios, limites e objetivos do saber histórico.

Contudo, as invectivas de Nietzsche não se dirigem apenas à cultura histórica do século 19, mas também às próprias concepções de ciência e de conhecimento que permeiam essa pesquisa e têm consequências na cultura como um todo. Para o filósofo, tratar a história com a pretensão da suposta objetividade é mera erudição sem relação com a vida e com a renovação da cultura — é apenas uma forma de conhecimento que não conduz à ação. A história como ciência objetiva não é apenas erro e ilusão: é desserviço à vida.
Não será à toa, portanto, que Nietzsche exortará, ao final desta consideração, a juventude a libertar-se da educação histórica que lhe é impingida e a praticar a história a serviço da vida, por meio dos ponto de vista a-histórico — “a arte e a força de poder esquecer”, isto é, a capacidade de abandonar a memória coletiva — e supra-histórico — a percepção do que “dá à existência o caráter da eternidade e identidade, a arte e a religião”.

Apesar da tímida recepção na época de sua publicação, Sobre a utilidade e a desvantagem da história para a vida tornou-se, com o passar do tempo, um texto incontornável na obra de Nietzsche pelas provocações, complexidades e ambiguidades que contém.
Sobre o autor(a)

Nietzsche, Friedrich

Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em 15 de outubro de 1844 em Röcken, localidade próxima a Leipzig. Karl Ludwig, seu pai, pessoa culta e delicada, e seus dois avós eram pastores protestantes; o próprio Nietzsche pensou em seguir a mesma carreira. Por causa da morte do pai e do irmão em 1849, a mãe mudou-se com a família para Naumburg, pequena cidade às margens do Saale, onde Nietzsche cresceu, em companhia da mãe, de duas tias e da avó. Em 1858 obteve uma bolsa de estudos, ingressando no Colégio Real de Pforta, local onde haviam estudado o poeta Novalis e o filósofo Fichte. Nietzsche morreu em Weimar, em 25 de agosto de 1900. Entre suas obras, encontram-se: Humano, demasiado humano, Assim falou Zaratustra, A gaia ciência, Para além do bem e do mal. Por esta editora, foram publicados Sabedoria para depois de amanhã, Introdução à tragédia de Sófocles, Schopenhauer como educador e David Strauss, o confessor e o escritor.
ISBN 9788577157976
Autor(a) Nietzsche, Friedrich (Autor)
Editora Hedra
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2024
Páginas 122
Acabamento Brochura
Dimensões 20,00 X 14,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade