Triste Fim De Policarpo Quaresma

Código: 326612 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
No fim do século XIX, um major nacionalista, defensor da língua tupi e seguidor de manuais de agricultura, engaja-se em três projetos para defender a sua pátria. Introdução e notas de Lilia Moritz Schwarcz. Prefácio de Oliveira Lima. Com uma literatura engajada e realista, Lima Barreto (1881-1922) compôs um romance cuja história oscila do humor ao drama. Ambientado no final do século XIX, o livro conta a história do major Policarpo Quaresma, nacionalista extremado, cuja visão sublime do Brasil é motivo de desdém e ironia. Interessado em livros de viagem, defensor da língua tupi e seguidor de manuais de agricultura, Policarpo é, sobretudo, um "patriota", e quer defender sua nação a todo custo. O patriotismo aferrado leva o protagonista a se envolver em projetos, que constituem as três partes do livro.Lançado pela primeira vez como folhetim no Jornal do Commercio, Triste fim de Policarpo Quaresma completa, em 2011, cem anos de sua primeira publicação. Esta nova edição traz uma introdução da historiadora Lilia Moritz Schwarcz, que, recorrendo ao original manuscrito e às resenhas da edição do autor publicada em 1915, faz uma análise contundente do romance e de seus personagens, desvendando o contexto social e político em que foi escrito por Lima Barreto. Complementando a fortuna crítica do livro, um texto de Oliveira Lima, publicado em 1916 no Jornal do Commercio, e também cerca de trezentas notas elaboradas por Lilia Moritz Schwarcz, Lúcia Garcia e Pedro Galdino que recuperam citações, textos, autores e personalidades históricas presentes no romance.* Leitura obrigatória do vestibular da UEA.
Sobre os autores(as)

Barreto, Lima

Lima Barreto (1881-1922) foi um escritor, jornalista e um dos mais importantes romancistas brasileiros do início do século XX. Conhecido por seu estilo crítico e sua defesa dos direitos sociais, suas obras frequentemente abordam questões raciais, sociais e políticas. Apesar das dificuldades pessoais e profissionais, Barreto deixou um legado literário que continua a influenciar gerações.

Schwarcz, Lilia Moritz

Lilia Moritz Schwarcz possui
graduação em história pela USP,
mestrado em antropologia social
pela Unicamp e doutorado em
antropologia social pela USP.
Atualmente é professora titular do
Departamento de Antropologia
da USP, global scholar e professora
visitante em Princeton e editora da
Companhia das Letras. É autora
premiada, entre outros, de Sobre
o autoritarismo brasileiro (2019) e
Lima Barreto triste visionário (2017).

Lima, Oliveira

Manuel de Oliveira Lima, um dos mais notáveis historiadores brasileiros, nasceu
na capital de Pernambuco em 1867. Foi escritor, crítico literário, diplomata, historiador e
jornalista.

Ainda jovem, foi um dos poucos brasileiros presentes no desembarque da família
imperial brasileira no exílio em Lisboa. Representou o Brasil em dezenas de países, atuou como professor na Universidade Harvard e foi membro-fundador da Academia Brasileira de Letras. Apaixonado por livros, colecionou-os ao longo de sua vida e montou o terceiro maior acervo sobre o Brasil, menor apenas que os da Biblioteca Nacional e da biblioteca da Universidade de São Paulo. Em 1916, doou sua biblioteca à Universidade Católica da América, em Washington, e para lá se mudou em 1920. Morreu em 1928 e foi enterrado no cemitério Mont Olivet, em Washington. Em sua lápide não consta seu nome, mas a frase “Aqui jaz um amigo dos livros”
ISBN 9788563560179
Autores Barreto, Lima (Autor) ; Schwarcz, Lilia Moritz (Introdução E Notas) ; Lima, Oliveira (Prefácio)
Editora Companhia Das Letras
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2011
Páginas 368
Acabamento Brochura
Dimensões 20,00 X 13,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade