Vidas Secas

Código: 556963 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Vidas secas, publicado em 1938, é o quarto romance de Graciliano Ramos. Concebido inicialmente como contos avulsos, que o autor vendia a conta-gotas para pagar a pensão na qual vivia com a mulher e duas filhas pequenas, este livro se tornou não apenas um dos grandes clássicos da literatura brasileira, mas também o maior sucesso editorial do escritor. Graças à sua vitalidade narrativa, à sua dolorosa atualidade e ao seu retrato expressivo e descarnado da gente do sertão, este livro ocupa um lugar de proeminência entre os clássicos da nossa literatura. Esta nova edição restaura — com um criterioso trabalho de pesquisa — a versão mais fidedigna do texto, tal qual concebido pelo autor, permitindo ainda conhecer de perto seu laboratório de criação e o perfeccionismo ímpar que marca seu estilo. Dando continuidade à Coleção Graciliano Ramos na Todavia, com organização do professor da USP e especialista Thiago Mio Salla, este volume conta ainda com um posfácio de Antonio Candido inédito em livro e inclui uma seção dedicada às diferenças textuais existentes entre as várias fases de concepção da obra.
Para este volume, que condensa um esforço editorial inédito, foram cotejadas doze versões da narrativa de modo a confirmar qual delas melhor representaria a última vontade do romancista. Uma edição fundamental para todo leitor que deseja se aproximar de Vidas secas — e lê-lo em sua renovada plenitude de clássico brasileiro.
Sobre os autores(as)

Ramos, Graciliano

Graciliano Ramos foi um renomado escritor brasileiro nascido em 1892, em Quebrangulo, Alagoas. Ele iniciou sua carreira como funcionário público, mas logo se dedicou integralmente à literatura. Suas obras, como "Vidas Secas", "Angústia" e "São Bernardo", são marcadas por um estilo conciso e realista, explorando temas como a pobreza, a injustiça social e as condições do Nordeste brasileiro. Preso durante o Estado Novo, seu livro "Memórias do Cárcere" reflete essa experiência. Graciliano faleceu em 1953, deixando um legado duradouro na literatura brasileira.

Candido, Antonio

Antonio Candido de Mello e Souza (1918-2017) nasceu no Rio de Janeiro. Crítico literário, sociólogo, professor, mas sobretudo um intérprete do Brasil, foi um dos mais importantes intelectuais brasileiros.

Salla, Thiago Mio

Thiago Mio Salla é doutor em ciências da comunicação e em letras pela Universidade de São Paulo (USP). Docente e pesquisador da Escola de Comunicações e Artes da USP e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH/USP, publicou, entre outros, Garranchos: Textos inéditos de Graciliano Ramos (2012), Graciliano Ramos e a Cultura Política (2016, vencedor do prêmio Abeu, finalista do Jabuti e do prêmio da Biblioteca Nacional) e Graciliano na terra de Camões (2021). Em parceria com Ieda Lebensztayn, organizou os livros Cangaços (2014), Conversas (2014) e O antimodernista (2022), todos sobre o escritor alagoano. Coordena e desenvolve projetos no Fundo Graciliano Ramos (IEB/USP).
ISBN 9786556925790
Autores Ramos, Graciliano (Autor) ; Candido, Antonio (Posfácio) ; Kalany Ballardin | Foresti Design (Design) ; Salla, Thiago Mio (Compilador)
Editora Editora Todavia
Coleção/Serie Coleção Graciliano Ramos
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2024
Páginas 192
Acabamento Brochura
Dimensões 20,80 X 13,50

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade