Inquietações De Um Brasil Contemporâneo

Código: 537458 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Quais apostas e escolhas devemos fazer hoje pelo Brasil?
Imagine-se em uma sala de debates junto aos cinco autores desta obra: Francisco Gaetani, Secretário Extraordinário para a Transformação do Estado; Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente e autoridade global em mudanças do clima; Marcello Brito, executivo e Coordenador do Centro Global Agroambiental da Fundação Dom Cabral; Roberto S. Waack, executivo e conselheiro de empresas; e Samela Sateré Mawé, comunicadora e ativista indígena.
Com caráter provocativo, este livro traz reflexões abrangentes para o futuro do país, abordando questões econômicas, políticas, ambientais e sociais no contexto atual do mundo. Os temas tratados estão na ordem do dia, como os desequilíbrios ambientais e climáticos, as tensões políticas e incertezas globais, a necessidade de modernização do Estado brasileiro, as agendas estratégicas que envolvem a produção de alimentos, a valorização da biodiversidade com inclusão social e o protagonismo dos povos originários.
Ao longo do texto, a interlocução entre diferentes campos de atuação é apresentada como elemento essencial para o fortalecimento da democracia. Os autores assinam o livro coletivamente, indicando que trabalhar em conjunto é possível e necessário. A conexão de diferentes perspectivas também implica buscar um equilíbrio entre a racionalidade e a sensibilidade. Nesse sentido, a arte delicada de Josias Marinho Casadecaba dialoga com o livro, convidando o leitor a explorar nas entrelinhas uma visão inquieta e incompleta de futuro.
O prefácio, assinado pela cientista política Mônica Sodré, contextualiza o momento da chegada deste livro na história e reforça o seu chamado às perguntas e escolhas que precisarão ser feitas se quisermos outras realidades.
“O Brasil precisa conhecer a si mesmo – em especial no que diz respeito à sua grandiosa base de recursos naturais – para mudar. A transformação do país se dá a partir do que ele é, não a partir de visões e aspirações dissociadas da realidade nacional.”

Francisco Gaetani


"Vivemos uma crise com a natureza, possivelmente disruptiva, que exigirá mudanças de mentalidade, em nossos estilos de vida e na forma de promovermos desenvolvimento e de lidarmos com as liberdades. Portanto, não estamos falando de mudanças de atitude para o futuro, e sim no presente."

Izabella Teixeira


"Sabemos de onde partir e temos a intuição sobre aonde queremos chegar. Estamos na transição, e este é um ponto ainda pouco discutido. Na colaboração pré-competitiva das empresas na Amazônia, dados fidedignos e transparência nas informações são chaves para o futuro."

Marcello Brito


“A única certeza sobre os temas tratados neste livro é sua impermanência. Assim, que sobreviva seu caráter provocativo."

Roberto S. Waack


“Ao reflorestarmos nossas mentes, entenderemos a importância do imaterial, da complexidade e da simplicidade do que é ser e pertencer.”

Samela Sateré Mawé

Sobre os autores(as)

Brito, Marcello Brito

Marcello Brito - Pioneiro em bioeconomia e iniciativas que integram representantes de diferentes setores da sociedade. Em seu histórico de liderança em redes está o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, o Conselho Estratégico da Coalizão Brasil, Clima, Floresta e Agricultura, a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), a Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (Abrapalma), a Roundtable on Sustaianable Palm Oil (RSPO), entre outras. Como liderança empresarial, foi CEO da Agropalma, a maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas. É membro do conselho da Conservação Internacional, do Fundo JBS – Amazônia, entre outros. Graduado em Engenharia de Alimentos e mestre em Administração de Empresas, é cocriador e coordenador técnico do Centro Global Agroambiental e da Academia Global do Agronegócio da Fundação Dom Cabral (FDC). Como fellow do Instituto Arapyaú, é coautor deste livro.

Gaetani, Francisco

Francisco Gaetani - Gestor público de renome, com longa trajetória acadêmica e profissional em várias áreas do Estado brasileiro. Desde janeiro de 2023, ocupa a Secretaria Extraordinária de Transformação do Estado, no Ministério da Gestão e Inovação. Na administração pública federal, ocupou os cargos de secretário nacional de Gestão Pública, secretário executivo adjunto e secretário executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, além de presidente da Escola Nacional de Administração Pública. Participou do Conselho de Administração do Banco do Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Eletronorte, da Empresa de Pesquisa Energética (Epe) e do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, e foi presidente do Conselho de Administração do Instituto República. Foi fellow do Instituto Arapyaú e membro do Conselho da Concertação pela Amazônia e do Movimento Brasil Competitivo. É professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV Ebape), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e do Instituto Rio Branco. Foi coordenador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e trabalhou em outros órgãos públicos, como Fundação João Pinheiro (FJP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Secretaria de Trabalho e Ação Social de Minas Gerais e Companhia Vale do Rio Doce. Lecionou também na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e na FJP. Mestre em Administração Pública e Políticas Públicas, é doutor em Ciência Política pela London School of Economics and Political Science. Lançou recentemente o livro Como construir o Estado do século XXI, em coautoria com Miguel Lago.

Sateré Mawé, Samela

Samela Saterá Mawé - Indígena de Manaus, do povo Sateré Mawé, ativista ambiental jovem e reconhecida, tem mais de 100 mil seguidores em seu perfil no Instagram (@sam_sateremawe). Faz parte do movimento Fridays for the Future Brasil, é comunicadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga). Também apresenta o Canal Reload, é creator pelo clima na NOSSAS e integra a Associação de Mulheres Indígenas Sateré Mawé (Amism), o Movimento de Estudantes Indígenas do Amazonas (Meiam) e a rede Uma Concertação pela Amazônia. Possui formação em Biologia pela Universidade do Estado do Amazonas. Samela é coautora deste livro como fellow do Arapyaú.

Teixeira, Izabella

Izabella Teixeira - Reconhecida como uma das principais autoridades globais em questões ambientais, co-chair do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU Meio Ambiente (IRP/UNEP) e membro do Conselho Consultivo de Alto Nível da UN-DESA, é consultada por líderes ao redor do mundo para o desenvolvimento de estratégias. Durante o seu mandato como ministra do Meio Ambiente do Brasil (2010-2016), teve papel fundamental nas negociações do Protocolo de Nagoya, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Convenção de Minamata e do Acordo de Paris. Em 2012, foi nomeada para servir no Painel de Alto Nível de Pessoas Eminentes para desenvolver o que veio a ser a Agenda 2030. Em 2013, como reconhecimento pela sua contribuição na redução do desmatamento na Amazônia, recebeu o Prêmio Global “Campeões da Terra” pela ONU Meio Ambiente, na categoria Liderança Política. Bióloga, tem mestrado em Planejamento Energético e doutorado em Planejamento Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB). Autora e coordenadora de diversas publicações, é coautora deste livro como fellow do Instituto Arapyaú.

Waack, Roberto S.

Roberto S. Waack - Destacado por sua visão inovadora e colaborativa, tem vasta experiência como executivo, empreendedor e conselheiro. É membro do conselho da Marfrig, da Wise Plásticos, da Synergia e do Instituto Arapyaú, do qual é presidente. Além disso, é cofundador e membro dos núcleos estratégicos de governança da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e da Uma Concertação pela Amazônia. Também é visiting fellow da Chatham House, em Londres, e membro do Comitê de Sustentabilidade do SuperBid. Ao longo de sua carreira, assumiu posições como CEO da Fundação Renova, fundador, CEO e presidente do Conselho da Amata S.A. (empresa florestal na Amazônia, onde segue como acionista), CEO da Orsa Florestal, presidente do Conselho Internacional do Forest Stewardship Council, membro do Conselho Internacional do Global Reporting Initiative (GRI), do Fundo Nacional de Biodiversidade (Funbio) e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), entre outras organizações da sociedade civil. Iniciou sua carreira na indústria farmacêutica, onde alcançou o cargo de diretor. É biólogo, mestre em Administração de Empresas, coautor deste livro.
ISBN 9786559283071
Autores Gaetani, Francisco (Autor) ; Teixeira, Izabella (Autor) ; Brito, Marcello Brito (Autor) ; Waack, Roberto S. (Autor) ; Sateré Mawé, Samela (Autor)
Editora Autêntica
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2023
Páginas 176
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade