O Corvo

Código: 557748 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.


 
O consagrado poema de Edgar Allan Poe, ilustrado por Gustave Doré em uma edição comemorativa de 140 anos



 


Em 1844, Edgar Allan Poe vivenciou um período de isolamento. Durante quase um ano, mergulhou nas profundezas do reino da imaginação. Desse recolhimento, emergiu triunfal com um dos mais célebres poemas já escritos:
O Corvo
.


 


Décadas após a primeira publicação do poema em 1845, foi lançada uma edição especial de
O Corvo
, com ilustrações de Gustave Doré. A obra, trazida agora pela DarkSide®? Books, materializa uma potente parceria artística, na qual a exuberância sombria das artes de Doré capta com precisão a intensidade melancólica dos versos do poeta.


 


Assim como Poe, Doré tinha afinidade com o reino das trevas. Enquanto alguns artistas empregavam tintas realistas para neutralizar a fantasia, Gustave Doré privilegiava a imaginação. Além da bem-sucedida carreira como pintor e escultor, ilustrou uma série de obras literárias, de contos de fada franceses à Bíblia, da Divina Comédia de Dante Alighieri ao Dom Quixote de Miguel Cervantes, passando pela poesia de John Milton, Lord Byron, Samuel Taylor Coleridge e Alfred Tennyson. Seu encontro derradeiro, no entanto, foi com Poe. As ilustrações de
O Corvo
foram produzidas nos últimos meses de vida do artista, que morreu em 1883, com apenas 51 anos.


 


Para celebrar este encontro macabramente lírico, preparamos uma edição de fã para fã, com introdução, notas e tradução inédita de Marcia Heloisa, que já deu voz ao Mestre nos dois volumes de Edgar Allan Poe: Medo Clássico. Doutora em Letras pela UFF e com extensa bagagem como docente em Tradução Literária, ela assinou para a Caveira as edições de clássicos como Drácula, Alice no País das Maravilhas e O Morro dos Ventos Uivantes.


 


Em homenagem à ilustre galeria de tradutores que já deu vida a um dos poemas mais célebres da história, trazemos o texto original e as consagradas traduções de Machado de Assis e Fernando Pessoa. Completando a nossa edição comemorativa, incluímos também uma nova seleção epistolar, com cartas do autor inéditas no Brasil e especialmente selecionadas para esta edição.


 


Comemorando 140 anos do lançamento original desta edição que se tornaria um verdadeiro clássico, O Corvo convida todos os apreciadores do horror a uma jornada lírica e visual pelo universo inesquecível de uma verdadeira obra-prima.


Sobre os autores(as)

Allan Poe, Edgar

EDGAR ALLAN POE nasceu em Boston, nos Estados Unidos, em 1809. Abandonado pelo pai, perdeu a mãe dois anos depois, e foi criado por um próspero mercador da cidade, que lhe emprestou o sobrenome. Escritor, editor e crítico literário, Poe é considerado um precursor da literatura policial, autor dos contos reunidos em Histórias extraordinárias. Morreu em Baltimore, em 1849, dias depois de ser encontrado na rua sofrendo de delírios. A causa de sua morte ainda é um mistério.

Dore, Gustave

Gustave Doré (Estrasburgo,1832—Paris, 1883) foi um pintor, desenhista e o mais produtivo e bem-sucedido ilustrador francês de livros de meados do século XIX. Aos treze anos já desenhava as suas primeiras litogravuras e aos catorze publicou seu primeiro álbum, intitulado “Les travaux d’Hercule” (“Os Trabalhos de Hércules”). Seus desenhos eram esboçados em madeira para depois serem concluídos em papel. Com aproximadamente 25 anos, começou a trabalhar nas ilustrações de O Inferno de Dante. Em 1868, Doré terminou as ilustrações de O Purgatório e de O Paraíso, e publicou uma segunda parte incluindo todas as ilustrações de A Divina Comédia. Seguiu sua carreira de ilustrador sempre preenchendo as páginas dos livros: Contos jocosos, de Honoré de Balzac; Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes; O Paraíso Perdido, de Milton; Gargântua e Pantagruel, de Rabelais; O Corvo, de Edgar Allan Poe; a Bíblia; A Balada do Velho Marinheiro, de Samuel Taylor Coleridge; contos de fadas de Charles Perrault, como Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas, A Bela Adormecida e Cinderela, entre outras obras–primas. Ilustrou também alguns trabalhos do poeta inglês Lorde Byron, como As Trevas e Manfredo. Além da prodigiosa capacidade de desenhar e recriar a forma humana e a fantasia criada pelos autores, Doré teve uma vida próspera e de reconhecimento e fama. Teve romances com as mulheres mais famosas do século XIX como a atriz Sarah Bernhardt e a cantora de opera Adelina Patti. Quando morre em 1883 Doré deixou incompletas as ilustrações para uma obra de Shakespeare.

Heloisa, Marcia

Marcia Heloisa é doutora em Literatura e tradutora, além de editora e gerente editorial na DarkSide® Books, onde já assinou a tradução de clássicos como Drácula e O Morro dos Ventos Uivantes. Para a Macabra, organizou a antologia Vitorianas Macabras, lançada na colheita de 2018.
ISBN 9786555980257
Autores Allan Poe, Edgar (Autor) ; Doré, Gustave (Ilustrador) ; Heloisa, Marcia (Tradutor)
Editora Darkside
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2024
Páginas 144
Acabamento Capa Dura
Dimensões 30,00 X 23,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade