Aline Alves Fonseca é doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com estágio sanduíche na Universidade de Lisboa. É professora adjunta do departamento de Letras e do Programa de pós-graduação em Linguística, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Ana Carolina de Castro é licenciada em Letras-Português pela Universidade de Brasília e realiza mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UnB) desde 2020. É professora efetiva de língua portuguesa na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (Seedf).
Andressa Christine Oliveira da Silva é doutora em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2021). É professora do departamento de Letras, Linguística e Educação (DELL) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Carangola.
Aniela Improta França concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2002. É professora associada do Departamento de Linguística da UFRJ.
Bárbara Furtado Farias atualmente é acadêmica do sexto período do curso de Licenciatura em Letras Espanhol na Universidade Federal do Acre (UFAC) e membro do Laboratório de Psicolinguística da Amazônia (Lapam).
Cristina Flores é professora associada com agregação da escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho. Licenciada em ensino de Português e Alemão (1999), Mestre em estudos Luso-Alemães (2004), doutorou-se em Ciências da Linguagem, Ramo Linguística Alemã, pela UMinho.
Daniela Cid de Garcia é professora adjunta de inglês no Departamento de Anglo-germânicas da Faculdade de Letras, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós Graduação em Linguística (UFRJ).
Débora da Silva Galvão é atualmente acadêmica do oitavo período do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e membro do Laboratório de Psicolinguística da Amazônia (Lapam).
Eduardo Kenedy possui doutorado e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2009, é professor de Linguística na UFF.
Eloisa Pilati é professora associada do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB).
Erica Dos Santos Rodrigues é doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio (2006). É professora adjunta do Departamento de Letras da PUC-Rio.
Ingrid Finger é professora no departamento de Línguas Modernas da UFRGS, com vínculo permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras. É coordenadora do Labico – Laboratório de Bilinguismo e Cognição desde 2006.
Janaina Weissheimer é professora associada no departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da UFRN, membro permanente do programa de pós- Graduação em Estudos da Linguagem e colaboradora do AprendiLab (Laboratório de Aprendizagem e Leitura) do Instituto do Cérebro da UFRN.
Jessica Barcellos é pedagoga pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/UERJ (2013) e doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio (2021). É professora do Colégio Pedro II.
Joana Souza é doutora em estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2021). Atualmente, trabalha com revisão de textos e divulgação científica na Divisão de Comunicação Interna, vinculada à Superintendência de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense.
José Morais é professor emérito e pesquisador da Unité de Recherche en Neurosciences Cognitives (Unescog), Center for research in cognition and neurosciences (CRCN), Université Libre de Bruxelles, Bélgica.
Juliana Novo Gomes é investigadora associada da escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho (FCT-Ceecind) e membro do Ling Lab (Cehum/UMinho).
Kátia Abreu é doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2009). É professora adjunta de Linguística do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da UERJ.
Leonor Scliar-Cabral é doutora em Linguística (USP, 1976). Atualmente é professora colaboradora do PPGLing, UFSC, professora emérita e titular.
Lilian Cristine Hübner é doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). É professora adjunta do Curso de Letras da PUCRS com atuação nos cursos de Graduação em Letras Português e Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) com ênfase em Linguística.
Lorrane Medeiros é doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFRJ, na linha de pesquisa Linguagem Mente Cérebro.
Márcio Martins Leitão é mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e possui pós-doutorado em Psicolinguística pela Universidade de Lisboa (2015). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Marcus Maia é doutor em Linguística pela University of Southern California – USC, (1994). Atualmente é professor titular de Linguística do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFRJ.
Maria do Carmo Lourenço-Gomes é mestre (2003) e doutora em Linguística (2008) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e licenciada em Fonoaudiologia (1995) pela Universidade Católica de Petrópolis, com especialização em Distúrbios da Comunicação Humana (1999) pela Unifesp.
Maria Teresa Carthery-Goulart possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Mestrado em Psicologia, na área de Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências, área de Neurologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Mercedes Marcilese é doutora e mestre em Letras na área de concentração em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio e realizou estágio pós-doutoral júnior no Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (Lapal) na mesma instituição. Atualmente, é professora associada do Departamento de Letras da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG).
Ingrid Finger é professora titular em Letras, vinculada ao Departamento de Línguas Modernas e ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora do Laboratório de Bilinguismo e Cognição – Labico/UFRGS. Atua nas áreas da Psicolinguística do Bilinguismo, Educação Bilíngue e Neurociências e Educação, investigando o processamento linguístico e cognitivo em crianças e adultos bilíngues. É pesquisadora PQ-CNPq e membro da Rede Nacional de Ciência para Educação. |
Eduardo Kenedy é doutor e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e licenciado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Na UFF, é professor do Departamento de Ciências da Linguagem e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, filiado à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Linguística Gerativa. Fundou o Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX-UFF), atuando como orientador de trabalhos sobre processamento linguístico, sobre sintaxe gerativa e sobre psicolinguística translacional para a Educação. Em 2013, recebeu da Faperj o prêmio Jovem Cientista do Nosso Estado. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2, desde o ano de 2017. |
Doutor em ciências psicológicas pela Universidade Livre de Bruxelas (ULB), Doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa, e Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em razão das suas contribuições para o conhecimento, em particular no domínio da leitura e da literacia. Foi presidente do Comitê das Ciências Psicológicas da Academia Real da Bélgica e membro do Observatório Nacional da Leitura (França). Atualmente é professor emérito da ULB e permanece membro ativo do seu Centro de Pesquisa em Cognição e Cérebro (CRCN). |
Marcus Maia é doutor em Linguística pela University of Southern California - USC, (1994). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Processamento da Linguagem como pesquisador visitante na City University of New York - Cuny (2003-2004). Foi professor visitante no Departamento de Espanhol e Português e no Language Acquisition Research Center da University of Massachusetts Amherst, no primeiro semestre de 2012 e no Departamento de Linguística da Massey University, Nova Zelândia, no segundo semestre de 2017. Atualmente é professor titular de Linguística do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFRJ. É bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1C (CNPq) e Cientista do Nosso Estado (Faperj). Membro fundador da Rede Nacional de Ciência para a Educação. Fundou e coordena o Laboratório de Psicolinguística Experimental (Lapex). Coordenou o Grupo de Trabalho de Psicolinguística da Anpoll no biênio 2006-2008. Atua nas áreas de Psicolinguística, Teoria e Análise Linguística e Línguas Indígenas Brasileiras, desenvolvendo pesquisas e orientando projetos sobre processamento sintático e lexical, sintaxe experimental, teoria da gramática, psicolinguística e educação, línguas indígenas. Pela Editora Contexto é autor do livro A Linguística no Século XXI. organizador do Psicolinguística, Psicolinguísticas: uma introdução e coautor dos livros Sintaxe, Sintaxes: uma introdução, Chomsky e Línguas indígenas e Gramática Universal. |
Aniela Improta França concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2002, tendo estagiado no Cognitive Neuroscience of Language Lab da Universidade de Maryland, EUA, no Instituto de Neurologia da UFRJ e no Ambulatório de AVC da Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora associada do Departamento de Linguística da UFRJ, coordenadora da Pós-Graduação em Linguística (2015-2017) e membro efetivo do Programa Avançado de Neurociência (PAN-UFRJ). Desde 2006 coordena o Laboratório de Acesso Sintático, formando alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado em teoria linguística, e em pesquisa psicolinguística e de neurociência da linguagem. Atuou como coordenadora do GT de Psicolinguística da Anpoll no biênio 2008-2010. É pesquisadora do CNPq, cientista do Nosso Estado da Faperj e membro da Rede Nacional de Ciência para Educação. |
Gastroenterologista e EndoscopistaDoutora em Gastroenterologia pela Universidade Federal doRio Grande do Sul (UFRGS)Membro Titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) edo Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB)Professora da Pós-Graduação do programa de Gastroenterologia eHepatologia da UFRGSDiretora Clínica do Centro de Referência em Crohn e Colite doRio Grande do Sul |
Lilian Cristine Hübner é professora-adjunta do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É mestre em Estudos da Linguagem – Aquisição (UFRGS) e doutora em Letras – Linguística e Língua Inglesa. É pesquisadora do CNPq. |
Janaina Weissheimer é professora associada no Departamento de Línguas Estrangeiras da UFRN, membro do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e colaboradora do Instituto do Cérebro da UFRN. Possui doutorado em Letras Inglês pela UFSC e realizou estágio pós-doutoral em Neurociências no Kutas Cognitive Electrophysiology Lab na UCSD. Seus interesses de pesquisa envolvem o estudo dos correlatos neurais e cognitivos da aprendizagem e do processamento da linguagem. É pesquisadora do CNPq e membro da Rede Nacional de Ciência para a Educação. |
| ISBN | 9786555412000 |
| Autores | Maia, Marcus (Compilador) ; Kenedy, Eduardo (Autor) ; Pilati, Eloisa (Autor) ; Rodrigues, Erica Dos Santos (Autor) ; Finger, Ingrid (Autor) ; Weissheimer, Janaina (Autor) ; Barcellos, Jessica (Autor) ; Souza, Joana (Autor) ; Morais, José (Autor) ; Gomes, Juliana |
| Editora | Contexto |
| Idioma | Português |
| Edição | 1 |
| Ano de edição | 2022 |
| Páginas | 288 |
| Acabamento | Brochura |
| Dimensões | 23,00 X 16,00 |
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade